Aconteceu na UTAD a Feira de Empregabilidade, no passado dia 6 de novembro. Diversas empresas montaram os seus stands com informações sobre empregos nas mais diversas áreas, tendo assim um canal direto para falar com os alunos interessados.
Após a abertura oficial, deu-se início à Mesa Redonda com o tema “Talento, Inovação e Valor: empreender com propósito”, e contou com duas sessões.
A primeira, com a participação do Mário Rodrigues (Presidente da NERVIR – Associação Empresarial de Vila Real), Catarina Lopes (Administradora executiva da Caixa de Crédito Agrícola Terra Quente) e Nuno Milagres (Coordenador de Inovação e Tecnologia da Softinsa).
O segundo painel de oradores foi composto por Alexandra Caraslindas (Diretora de Recursos Humanos da EQS Global), Alexandra Magalhães (Diretora de Serviços do Centro Social, recreativo e Cultural de Vila de Maçada) e Luís Almeida (Diretor Divisão de Engenharia Ferroviária da NORVIA).
Os debatem foram abertos com a seguinte questão: na hora de recrutar, quais as competências mais valorizadas?
O empenho, a vontade, o “vestir a camisola da empresa” foram os aspetos mais citados pelos oradores. Também foi ressaltada a dificuldade na contratação de jovens com esse perfil e para áreas situadas mais no interior do país. As soft-skills, o pensamento crítico, a capacidade de perguntar e interagir também foram pontos importantes discutidos pela mesa. O público participou ativamente na mesa com perguntas sobre o papel das empresas e das universidades na formação inicial das crianças e adolescentes, mobilidade e oportunidades para jovens sem experiência laboral.
No auditório do Geociências realizou-se o workshop “Carreira GPS: Gestão de Pessoas para o Sucesso”, moderado pela psicóloga Sofia Andrade. Rreuniu alunos de diversas áreas e, através de dinâmicas e metáforas levou-os a refletir sobre como gerir a sua vida profissional.











