A desinformação está em todo o lado. Os algoritmos tornam-se mais maliciosos a cada dia. Os estudantes espalham e divulgam informação, muitas vezes sem perceberem o impacto da sua decisão. Como incentivar os estudantes a consciencializar-se e a preocupar-se com esta realidade? Num cenário de informação em mudança, como capacitar as comunidades de aprendizagem para alcançar o sucesso académico? Como aumentar a consciencialização das nossas comunidades para as desigualdades sociais? Para responder a estas questões usamos um referencial da Literacia da Informação no Ensino Superior para o desenvolvimento de competências de informação como garantia de autonomia e pensamento crítico.
Formadores:
Carlos Lopes
Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário, Pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Diretor do Centro de Documentação, Professor Auxiliar no ISPA e Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Investigador integrado no Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion – APPsyCI.
Maria da Luz Antunes
Ph.D Student em Ciência da Informação. Mestrado em Ciências Documentais (Universidade Autónoma de Lisboa, 2006). Pós-Graduação em Ciências Documentais (UAL, 1996). Licenciatura em História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1986). Coordenadora da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) desde 2000. Investigadora integrada do APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (ISPA – Instituto Universitário).