No dia 20 de novembro de 2025 teve lugar a 2.ª reunião em grupo com alguns dos docentes integrados na 2ª edição da iniciativa “UCs Piloto de 1º Ano”, a decorrer no âmbito do projeto UTAD+SUCESSO. Esta iniciativa consiste no apoio técnico-pedagógico que tem como propósito reforçar práticas de ensino e de avaliação centradas nos estudantes, potenciando o sucesso académico e diminuindo o abandono escolar no início do seu percurso universitário.
A sessão foi dedicada a aspetos socio-emocionais do sucesso académico e contou com a presença de sete docentes de diferentes unidades curriculares. A sessão teve como principais objetivos:
- Promover partilha e discussão entre docentes sobre inovação e sucesso académico;
- Expor a relação entre o envolvimento académico, as abordagens à aprendizagem e o sucesso académico;
- Apresentar e interpretar os resultados da recolha realizada no início do semestre.
A reunião iniciou-se com uma atividade introdutória onde os docentes foram convidados a partilhar o seu entendimento sobre sucesso e envolvimento académico e, também, sobre métodos de ensino. Deste debate, surgiu a discussão sobre o conceito do sucesso académico, sublinhando o carácter multidimensional do mesmo e a sua relação com variáveis de natureza emocional, comportamental e cognitiva.






Foram ainda analisados os dados recolhidos sobre os estudantes no início do semestre, com base em dois instrumentos: o University Student Engagement Inventory (USEI) (Maroco et al., 2016) e o Inventário de Abordagens e Competências de Estudo (ASSIST) (Valadas et al., 2010).
O encontro foi avaliado de forma extremamente positiva pelos docentes, realçando a importância destes debates e do trabalho colaborativo na promoção da inovação pedagógica. Com esta segunda sessão, o projeto UTAD + SUCESSO dá continuidade ao seu compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e do sucesso dos estudantes.
——————————————————————————————————————–
Maroco, J. P., Maroco, A. L., Campos, J. A., & Fredricks, J. A. (2016). University Student’s Engagement: Development of the University Student Engagement Inventory (USEI). Psicologia: Reflexão e Crítica, 29, 1-12. https://doi.org/10.1186/s41155-016-0042-8
Valadas, S., Gonçalves, F. R., & Faísca, L. (2010). Approaches to studying in higher education Portuguese students: A Portuguese version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students. Higher Education, 59, 259-275. https://doi.org/10.1007/s10734-009-9246-5