Plano de Formação Docente 2025 – Gamificar a Sala de Aula

realizado

Plano de Formação Docente 2025 – Gamificar a Sala de Aula

Data de Início:

23 de Abril | 16:00
GEFIP

Esta ação aborda os tópicos da gamificação e aprendizagem baseada em jogos, como meios para fomentar a motivação e envolvência de alunos e docentes no processo de ensino e aprendizagem. Além de uma contextualização e introdução teórica a estas temáticas, é partilhado, como caso de uso, o sistema SCORE: Sistema Complementar de Apoio ao Ensino. O SCORE consiste num sistema com o objetivo de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, sobretudo os alunos que frequentam o primeiro ano do ensino superior, em acompanhar as atividades letivas de Unidades Curriculares (UC)que incluem conteúdos mais exigentes ou menos atrativos. Este programa centra-se na disponibilização de um jogo simples e intuitivo, que decorre durante toda a duração do semestre no qual a UC é lecionada. De forma a melhorar a classificação no jogo, os alunos submetem semanalmente as respostas a um conjunto de exercícios, alinhados com os conteúdos lecionados nas aulas na semana correspondente. Desta forma é esperado que os alunos se sintam mais motivados a acompanhar a matéria de forma contínua, vendo resultados imediatos na sua classificação no jogo, e sendo recompensados pela regularidade no final do semestre. Sendo a solução SCORE completamente agnóstica ao âmbito das UCs, é possibilitada a transferência da abordagem proposta para outros contextos, nomeadamente outras UCs e outros cursos, tornando-se assim um exemplo flexível para utilização e experimentação por parte dos participantes nesta ação. 

Formador: Tiago Pinto