Plano Soft-Skills – Participação na Vida Académica com Pensamento Crítico

realizado

Plano Soft-Skills – Participação na Vida Académica com Pensamento Crítico

Data de Início:

19 de Fevereiro | 16:00
GEFIP

Esta sessão tem como objetivo promover o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes na vida académica da UTAD. Na primeira parte, serão apresentados os órgãos institucionais da universidade, destacando a importância da intervenção dos estudantes, diretamente ou por meio de representantes, para a melhoria do desempenho académico e da qualidade da aprendizagem. Na segunda parte, os participantes participarão de um exercício prático onde, em grupo, irão analisar problemas apresentados, propor soluções fundamentadas e debater estratégias para promover o envolvimento estudantil. Em suma, ao longo desta ação os estudantes serão desafiados a aplicar o pensamento crítico na análise de problemas institucionais, desenvolvendo competências de colaboração, comunicação clara e rigorosa, e formulação de propostas inovadoras para fortalecer a vida académica e a sua comunidade universitária.

Formadoras:

Felicidade Morais
Doutora em Linguística, 2007, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Mestrado em Linguística Geral, 1997, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Licenciatura em Ensino de Português e Francês, 1993, na UTAD. Atua nas áreas de Humanidades, com ênfase em Linguística (Pragmática e Linguística Textual), Ciências da Comunicação, Ciências da Educação e Pensamento Crítico.


Ana Cláudia Coelho

Doutora em Ciências Veterinárias (2006), Mestre em Promoção e Educação para a Saúde (2001) e Licenciada em Medicina Veterinária (1997), todos pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Atualmente, é Professora Associada com Agregação no Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD, onde leciona Doenças Infeciosas, Saúde Pública e Epidemiologia.


Paula Catarino

Professora Catedrática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Obteve a Agregação em Didática das Ciências Matemáticas (2020) pela UTAD, o Doutoramento em Matemática, com especialização em Semigrupos, pela University of Essex (1998), com reconhecimento pela UTAD em 1999, o Mestrado em Matemática, na área de Álgebra, pela Universidade de Coimbra (1991) e a Licenciatura em Engenharia Geográfica pela Universidade do Porto (1984).