No passado dia 16 de outubro de 2025, realizou-se uma reunião de grupo com alguns dos docentes que participam na 2.ª edição da iniciativa “UCs Piloto de 1.º Ano”. Esta é uma iniciativa promovida pela equipa do projeto UTAD+SUCESSO, de acompanhamento e consultadoria técnico-pedagógica que pretende apoiar a implementação de abordagens de ensino centradas no estudante em unidades curriculares de 1.º ano de licenciatura, com o objetivo de melhorar o sucesso académico e reduzir o abandono escolar, nesta fase inicial do percurso universitário.
A iniciativa contou já com uma 1.ª edição, realizada durante o segundo semestre do ano letivo de 2024/2025, que abrangeu seis docentes e da qual resultou a elaboração de um Toolkit Pedagógico com diferentes estratégias de aprendizagem ativa.
Subordinada ao tema da adaptação ao Ensino Superior, nesta reunião da 2ª edição estiveram presentes sete dos dezoito docentes abrangidos por este programa, que lecionam unidades curriculares de diferentes cursos de licenciatura da UTAD, ao longo do primeiro semestre do ano letivo de 2025/2026. A sessão teve como principais objetivos:
- Partilhar práticas e desafios sentidos até agora na lecionação das unidades curriculares em foco;
- Definir temas prioritários para futuras reuniões de grupo;
- Recolher necessidades de apoio adicional por parte do serviço de consultadoria prestado pela equipa do projeto UTAD+SUCESSO.



A reunião permitiu um primeiro balanço das experiências em curso, evidenciando a importância do trabalho colaborativo entre docentes na promoção e partilha de metodologias mais participativas e eficazes. Foram ainda auscultadas as disponibilidades dos participantes para próximas reuniões, a realizar durante o semestre, com o intuito de monitorizar a evolução das práticas implementadas e avaliar o seu impacto nas taxas de sucesso dos estudantes.
Com esta 2.ª edição, o projeto UTAD+SUCESSO reforça o seu compromisso com a inovação pedagógica e a qualidade do ensino, valorizando o papel dos docentes enquanto agentes de mudança e promotores de uma experiência de aprendizagem mais ativa, inclusiva e significativa para os estudantes da UTAD.


