A crescente disponibilidade de dados no contexto educativo e o avanço das tecnologias de inteligência artificial têm vindo a abrir novas possibilidades para compreender e melhorar a performance académica dos estudantes. No entanto, essa evolução também exige uma abordagem crítica, informada e pedagógica que permita interpretar corretamente os dados e aplicar soluções tecnológicas de forma ética e eficaz.
O Workshop “Análise e Previsão da Performance Académica” insere-se neste contexto, promovendo um espaço de reflexão e partilha de experiências sobre métodos, ferramentas e aplicações destinadas à análise do sucesso e insucesso escolar. Com apresentações centradas em temas como o desenvolvimento de aplicações inteligentes (EdVee App), fatores preditivos de insucesso, construção e análise de datasets, design de cursos com agentes inteligentes e classificadores de performance académica, o evento visa fomentar práticas educativas inovadoras sustentadas em evidência empírica.
Com esta iniciativa, a UTAD, através do Laboratório de Engenharia de Dados e Sistemas Inteligentes e do Núcleo de Inovação Pedagógica, reforça o seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino, promovendo a integração crítica de tecnologias emergentes na prática educativa.
OBJETIVOS:
· Explorar ferramentas e metodologias de análise e previsão da performance académica em contextos reais de ensino-aprendizagem.
· Identificar fatores preditivos relevantes para o insucesso académico e propor estratégias de intervenção.
· Apresentar abordagens inovadoras baseadas em inteligência artificial para o desenho de cursos e sistemas de apoio à decisão pedagógica.
· Promover a literacia de dados entre docentes, investigadores e estudantes, fomentando o uso ético e informado da tecnologia em educação.
Formadores:
Emanuel Ribeiro, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)
Gonçalo Araújo, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)
Igor Freitas, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)
João Azevedo, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)
Francisco Marracho, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)
José Rodrigues, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)








