Repositório
Avaliação Formativa
Processo contínuo de recolha e interpretação de evidências sobre a aprendizagem dos estudantes, com o objetivo de ajustar a prática pedagógica em tempo real.
Exit Ticket
Estratégia rápida usada no final da aula para recolher informações, feedback qualitativo ou avaliar o conhecimento.
Gamificação
Utilização de elementos e dinâmicas de jogo em contexto educativo para estimular a motivação, envolvimento e participação dos estudantes.
Instrução entre Pares
Estratégia em que os estudantes reflectem individualmente sobre uma questão, partilham a sua resposta com colegas e discutem as diferentes perspetivas, promovendo a participação ativa e a clarificação de conceitos.
Método Jigsaw
Estratégia cooperativa onde cada estudante se especializa num subtema e explica o conteúdo aos colegas, promovendo responsabilidade e interdependência positiva.
Método KWL - Know, Want to Know, Learned
Estratégia que ajuda os estudantes a organizar e monitorizar a própria aprendizagem, ligando-a aos seus objetivos pessoais.
Rubricas de Avaliação
Instrumentos com critérios e níveis de desempenho explícitos que orientam a avaliação de trabalhos, projetos ou apresentações, tornando as expectativas claras e o feedback mais consistente e transparente.
Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)
Estratégia baseada na inversão da lógica tradicional de aula na qual os estudantes exploram conteúdos teóricos fora da sala e utilizam o tempo de aula para resolver problemas, aplicar conhecimentos e trabalhar em grupo.
Team-Based Learning (TBL)
Metodologia que articula momentos de estudo individual e em equipa, promovendo responsabilidade individual, colaboração e análise crítica de problemas típicos.
Think-Pair-Share
Estratégia que promove o pensamento crítico e colaboração através de momentos de reflexão individual, seguida de partilha em pares e por fim com o grupo.
Heteroavaliação
Avaliação de pares dirigida para refletir criticamente e responsabilizar os estudantes sobre as suas contribuições, promovendo colaboração e participação nas atividades.